O marketing mudou.
O jeito de fazer marketing também.
Antes tudo era inventado pelos engenheiros, fabricados pela produção, lançado pelo marketing com o time de publicidade e vendido pelo departamento de vendas. Havia uma divisão clara de equipes. E bastava seguir os passos dos 4p’s de Kotler (produto, praça, preço e promoção) que seu marketing dava certo.
Nada garante que o marketing dê mais resultado.
Profissionais interessantes no digital: uma grande novidade que se tornou comum. Pior que comum. Sem graça. Depois que olhamos os mesmos estilos de fotos, a personalidade e mesmo estando sob uma ótima luz. Mesmo assim são sem graça.
A única maneira de chamar atenção nesse contexto caótico que vivemos de excesso de informação é ser marcante. Algo marcante é algo que merece ser comentado. É algo novo. Valioso. Se seu produto ou serviço não for marcante, será invisível.
Hoje desde o ato de inventar um produto ou serviço, o esforço de planeja-lo e projeta-lo, a habilidade de coloca-lo no mercado, definir preço e a técnica de vende-lo precisa passar pelo querido “ser marcante” e “agregar valor”. Tudo isso precisa de marketing.
O marketing está embutido no produto desde o número de telefone fácil de memorizar até a experiência profunda que a marca oferece.
Somos todos profissionais de marketing. Eu, você, seus clientes.
Precisamos desesperadamente entender de design, de persuasão, de como agregar valor em cada etapa e ser marcante. Caso contrário, você e tudo que você faz continuará invisível.
Dê aos seus potenciais clientes as ferramentas e também a história que precisam para vender a sua ideia para um público maior. Pessoas são propagadoras naturais, gostam de contar sobre novidades, sobre coisas que conheceram, sobre os benefícios que encontraram.
Aprenda a ser marcante na era da atenção. Hoje o quesito de maior disputa entre as marcas é a atenção das pessoas. Aprenda a posicionar seu negócio e a criar e comunicar uma mensagem clara - para ser facilmente guardada e repetida, saiba mostrar suas provas de valor - “lugares” para se apoiar para contar sua história (Instagram, boas fotos, vídeos, materiais gráficos, frases e bordões, histórias de superação) e aprofunde no seu negócio como um profissional de marketing que, todos deveríamos ser.