Eu queria saber se você olha para aquilo que você faz todos os dias e se pergunta: Esse comportamento ajuda a me tornar o tipo de pessoa que eu quero ser?
A qualidade da nossa vida depende da qualidade das nossas ações diárias.
Uma vez eu ouvi uma frase que me marcou muito: como você trata seus dias, é como você trata toda sua vida. De uns anos pra cá os hábitos que eu realizo nos meus dias não tem muita diferença de segunda-feira, sexta ou domingo. Eu costumo fazer as mesmas coisas todos os dias.
Ao longo da minha vida, comandada pelo desejo de desenvolver e lapidar cada vez mais minha identidade, eu fui atrás de informação e atividades que me evoluíssem de alguma forma. Eu sabia que a cada passo que eu dava em direção a melhorar minha identidade, mais poder pessoal eu acumulava e mais autonomia conquistava em todas as áreas da minha vida.
E aí entra a importância da escolha dos meus hábitos diários ou, como eu gosto de chamar: das minhas Rotinas Âncoras.
São atividades que se feitas um dia, talvez não mudasse tanta coisa, mas ao longo tempo sustentam e solidificam minha identidade, me trazendo mais energia vital, autoconfiança, poder pessoal e um existência de significado.
Sabe quando você se sente totalmente desconectado de quem você é. Imerso no barulho e nas demandas do mundo e dos outros. Eu já vivi diversos dias assim e hoje eu entendi que para me sentir presente eu preciso de atividades como “banho”, que tem que ser feitas todos os dias, para sustentar minha identidade.
Dei o nome dessas atividades de hábitos âncoras. Porque elas me ancoram em quem eu sou. Hoje eu tenho atividades relacionadas a movimento, leitura e estudo, espiritualidade e beleza e organização.
Eu defini as rotinas que dentro desses âmbitos fazem sentido para minha identidade e que despertam o que de meu melhor há em mim.
O que desperta aquilo que tem de melhor em você? O que te inspira? O que faz você se sentir vivo - não distraído - mas presente em essência. O que você sente que se se dedicar com comprometimento fortalecerá sua identidade e potencializará a energia dos seus dias?!
Não se engane que essas tarefas não exigem dedicação e que por muitas vezes eu não estou afim de fazê-las. Até se tornar um hábito, até as conexões neurais se formarem, elas são difíceis e demandam mais energia.
Mas, vai por mim, depois de um tempo você agradecerá a si mesma por ter insistido.
Comentarios